Monday, September 18, 2006

Sam Huntington ao povo e as criancinhas, Vasco Pulido Valente

As leituras de Vasco Pulido Valente ficaram no “Clash of Civilizations” do Huntington. Pode também ter lido “Culture is Destiny”, na Foreign Affairs.

Só que estas ideias nasceram antes da salganhada toda que existe agora no mundo árabe (diferente de islâmico) e, apesar de estarem no poder em Washington, não resolveram nada até agora. Será, só para mandar uma hipótese, que é porque estão erradas?

O problema, a tragédia, do Islão é a sua diversidade. VPV sempre foi míope na análise do Islão porque a coisa não é bem um monólito. As religiões cristãs têm uma vantagem absoluta, em termos de presença no mundo e de boa vizinhança, sobre os grupos muçulmanos. Têm regras, instituições, doutrinas, ortodoxias claras. E a guerra e a revolução sem controlo hierárquico (ou a jihad e as bombas) são pouco ortodoxas, que não nascem dentro de instituições maduras.

Não há no cristianismo vazios de poder, a ser enchidos por quem se diz ser mais pio ou por quem usa a retórica do anti-imperialismo, anti-israel, etc, parta enganar os tolos e ficar com os bolos (Arafat anyone?)

Se um padreco de província lançar uma “fatwa” ou uma guerra santa, o bispo manda-o calar. Num Islão sem instituições rígidas, alguém como Ossama bin Laden, que não é respeitado como parte do clero pela maioria dos muçulmanos, tem um poder desproporcionado à sua posição, nas margens da ortodoxia.

Só mais uma coisa, VPV: “O Papa já lamentou o equívoco, mas não pediu desculpa, nem podia pedir”. Pois não, o papa é infalível, escolhido pelo Espírito Santo. Onde está o seu “monumento à razão?” A história da igreja não é só S. Tomás de Aquino.

3 Comments:

At 2:46 AM, Anonymous Anonymous said...

nao era de esperar nada de diferente de alguem que consegue viver no pais da escravatura oficial sem dizer uma palavra, sem denunciar o nojo repelente do ambiente de degradacao, de vexame, de ultraje a todso os principios e corrupcao de ambiente. de alma e de corpo, que um dia colapsara com mais estrondo que a guerra de hoje, com mais estrondo que a uniao sovietica.
Nada era de esparar diferente de quem todos os dias tem que mentir e nao falar da enorme repressao e morte no regime de pequim, das mortes que sao causadas para manter a unidade num paiis completamente dilacerado por desejos genuinos de independencia de regioes que teem sido ultrajadas e humilhadas todos os dias pelos politicoa que defende dizendo que ee o modelo melhor porque ee quem lhe paga.
Nao era de esperara nada diferente de quem se vendeu taao vilmente.
Nao era de esperar nada de diferente de alguem que todos os dias, todos os instantes da vida tem que cohabitar com a mentira e tem que de varrer da mente aquilo que os sentidos lhe mostram.
Nao era de esperar nada diferente de si, que todos os dias faz o hino da escravidao e que todos os dias foge de olhar a vida do seu semelhante porque faz parte daquela geracao de portugueses que desde 1974 ainda nao pararam de fugir e por cobardia lancaram em africa milhoes na miseria e dezenas de milhares na morte.
por uma vez nao seja cobarde e enfrente a realidade dos que morrem para que o senhor tenha mordomias em pequim e seja servido por aquilo que afinal quer...muitos criados e se possivel escravos.
alias, pensando melhor...estao quase a conseguir esse vosso grande designio em Portugal...muitos criados e baratos...o seu grande sonho.

 
At 3:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu mereço. Quem é que manda pôr a jeito?

Rb

 
At 4:19 AM, Anonymous Anonymous said...

Foi uma óptima ideia escrever na Blogesfera. Andava à procura de uma coisa minha no google e encontrei-te a ti.
Assim estas mais próximo.
Vou tentar ler todos os dias, se é que vais "postar" todos os dias.
Saudades.
Bjs cá do rectângulo.

Prima Leninha

 

Post a Comment

<< Home