Monday, August 28, 2006

Fiel, apetece-me algo

Não é bem o Ferrero Rocher, e o motorista não é tão bom quanto o Ambrósio, mas quem não tem Ambrósio caça com cão.

Uma mulher de Hohhot, capital da Mongólia Interior, no norte da China, bateu com o carro enquanto ensinava o seu cachorro a conduzir, informou a agência chinesa Xinhua. Não houve feridos apesar dos dois carros envolvidos terem sofrido danos. O cão voltou à sua relação natural com o carro: encostar a perna contra o pneu e tirar um xixizinho.

Não consigo perceber porque é que a agência noticiosa oficial chinesa dá continuamente, em inglês, estas notícias para o mundo. Será para comic relief, para mostrar que a agência tem sentido de humor e que, quando escreve notícias como “China é dos países com melhor cadastro em termos de direitos humanos,” está também a caçoar?

O crescimento do parque automóvel é enorme na China, e muitas vezes não é acompanhado de uma educação sobre como conduzir. Basta ter dinheiro para comparar um carro e a carta.

A questão é se a mulher tem noção do perigo que um carro representa para si própria ou para os outros. E acreditem, pelo trânsito em Pequim, acho que os condutores que tem esta noção não deverão ultrapassar os 10 ou 15 por cento. E os motoristas profissionais estão totalmente de fora deste número. Mostrem-me um motorista de autocarro, de entregas ou um taxista aqui de Pequim que saiba guiar, tenha a noção que é responsável pela vida de uns quantos seres humanos que vão no transporte público, e conheça o conceito de pisca, travão ou reduzir e eu mostro-vos um benfiquista que não goste de bagaço e couratos. Pode-se tirar a pessoa da bicicleta, mas é mais difícil tirar a bicicleta da pessoa.

A mulher mongol, identificada apenas pelo apelido Li, disse que o cachorro "gostava de se apoiar na direcção e frequentemente a observava dirigir." Vai daí, a senhora achou que o canito tinha algum talento para a condução e, diz a Xinhua, “achou que podia deixar o cachorro dirigir enquanto ela operava o acelerador e o travão. "

Aparentemente para grande surpresa da Xinhua, o par maravilha "não foi muito longe. Bateram num carro em seguida." Não! Querem lá ver que afinal o cão não sabia guiar?!

A Xinhua, numa falta de rigor imperdoável para uma agência noticiosa, não diz de que raça era o cão. Ficamos assim sem saber se há raças que guiam melhor que as outras.

As estradas chinesas, sem grandes surpresas, são as mais perigosas do mundo com 99.000 mortes em 2005, em 456.000 acidentes, segundo dados oficiais.

1 Comments:

At 4:46 PM, Anonymous Anonymous said...

O planeta vai fazendo furor - merecido - em Portugal.
Graças à minharicacasinha e à cortenaaldeia que em boa hora despoletaram a noticia.
Muitos beijinhos Rui

Fatima Alves Mendonça

 

Post a Comment

<< Home