Tuesday, October 03, 2006

O Império contra-ataca


No início de 1973, um humilde professor primário da uma aldeola da província de Fujian decidiu agarrar na caneta e, em desespero de causa, escrever uma carta de 1700 palavras a Mao. “Escrevo preocupado com o meu filho”, começou Li Qingling. “ Não sei o que fazer. Não tenho mais ninguém para quem me virar, por isso decidi apelar ao Imperador”.

Milhares de pessoas por mês escreviam a Mao. Muito poucas cartas chegavam-lhe às mãos e, nos 10 anos da revolução cultural, só respondeu a uma. A de Li Qingling a quem enviou mesmo, na volta do correio uma pequena fortuna. 300 iuanes, 30 euros, ao cambio actual. Ainda hoje, é este o rendimento per capita anual de um camponês na China.

A maioria dos biógrafos conclui que o que fez Mao responder à carta foi o tratamento de imperador. O Império estava ainda vivo na cabeça dele, como na cabeça dos actuais mandarins da estrutura do partido comunista chinês, se as comemorações do Dia da República são algum sinal, e eu acho que são.

Uma das características de qualquer império é o vago ar de culpa. De quem sabe que é tolerado, na melhor das hipóteses, e tem portanto de reforçar constantemente o sentimento de pertença das terras ocupadas. Junto à culpa vem o medo, como o míudo que vai sempre ao frasco das bolachas e tem medo de ser apanhado, o cântaro que vai à fonte e tem medo de lá ficar. E quanto mais longe da capital, do centro político e burocrático do império, maior o medo: Taiwan, Hong Kong, Macau, Xinjiang, as minorias de Yunann, tudo áreas em perigo de desintegração, novos Vietnames em potência.

E claro, o Tibete. A cause célèbre de qualquer estrangeiro contra o actual regime. A parte do império onde o risco de separação é maior. Por isso, o governo chinês, escolheu, neste dia nacional, prantar no centro de Tiananmen o Palácio de Potala, antigo palácio do Dalai Lama, o símbolo maior do Tibete. Para que não restem dúvidas da apropriação.

Aqui na China em 2006 como em Belém em 1940, no Mundo Português.

1 Comments:

At 8:52 AM, Blogger Gonçalo Pereira said...

Já mandei dois mails a Suxelência, que foram devolvidos à procedência. Quer fazer a fineza de entrar em contacto?

Abraço

 

Post a Comment

<< Home