Wednesday, October 18, 2006

Any takers?

A questão é saber se isto é retórica ou é mesmo verdade.

Pequim desafia Lisboa a propor projectos de cooperação conjunta em África

Pequim, 18 Out (Lusa) - O governo chinês admitiu hoje estar aberto a propostas portuguesas para acções conjuntas de cooperação em África, entendidas como uma forma positiva de ajuda ao desenvolvimento, segundo um alto dirigente do Ministério do Comércio chinês.

Zhou Yabin, Director-Geral do Departamento de Assuntos Africanos e da Ásia Ocidental do Ministério do Comércio, reconheceu hoje que a ajuda chinesa ao desenvolvimento é feita sobretudo de forma bilateral, mas admitiu que as acções de cooperação trilateral, por exemplo Portugal, China e um país africano, são "uma forma nova e positiva de ajuda ao desenvolvimento".

"Se o governo português fizer uma proposta, será considerada positivamente", afirmou Zhou, respondendo a uma pergunta da Agência Lusa sobre a disponibilidade chinesa para acções conjuntas de cooperação em África com países doadores tradicionais.

Zhou, que falava em conferência de imprensa no âmbito do Fórum de Cooperação Sino-Africano (FOCAC, em inglês), cuja cimeira de chefes de Estado e de Governo vai decorrer em Pequim de 03 a 05 de Novembro, não adiantou pormenores sobre eventuais parcerias de cooperação.

Liu Jianchao, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, acrescentou, no entanto, que "alguns países, nomeadamente do Norte da Europa, sugeriram ao governo chinês trabalhar em conjunto em países africanos".

"Os países africanos desejam o investimento estrangeiro chinês, e o governo chinês encoraja as empresas credíveis a investir e desenvolver infra-estruturas próprias, como fábricas, em África", referiu o responsável do ministério do Comércio chinês.

"Em diversas ocasiões, os países africanos deram à China apoio político no que diz respeito aos interesses nacionais chineses", afirmou Xu Jinghu, directora-geral do MNE chinês.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home